Apesar de Scream ter sido lançado há alguns meses atrás, resolvi fazer esse review pois acredito que nada é por acaso. Como dito em V for Vendetta: “Não existe coincidência, apenas a ilusão de uma coincidência”. Bonito, não? Frases de efeito a parte, explico o fato gerador dessas linhas que se seguem: recebi uma amostra do álbum produzido pela Sony Music das mãos de um amigo de trabalho que não gosta de rock, e queria dar um melhor destino ao mais novo álbum do velho Madman. Ele disse: "Toma, fica com isso porque essas músicas de doido não são a minha praia". Sorri, agradeci o presente e voltei logo para casa para avaliá-lo.
Confesso que não esperava muita coisa. Pensei num primeiro momento em mais um álbum para cumprir tabela com a gravadora. E estava certo! Após ouvir o decepcionante Black Rain já tinha sacramentado meu julgamento sobre o término da carreira do Ozzy após o lançamento do Ozzmosis. Ainda que considere Ozzmosis um álbum comercial, acredito que ele apresenta músicas mais relevantes do que veio a seguir. É triste dizer, mas devido a isso não criei expectativa em relação a um surto criativo de uma lenda do heavy metal.
Ouvi esse disco diversas vezes tentando eliminar a primeira impressão, mas não tive êxito em avaliá-lo bem. Sem dúvida o instrumental está pesado, porém tenta compensar a falta de criatividade de riffs com uma afinação um tom abaixo. Em termos de letra, a música mais próxima a tentar passar uma mensagem foi a balada Life Won’t Wait, mas mesmo assim não me ganhou. Creio que Diggin’ Me Down é uma música aceitável, longe de ser brilhante que ouviria uma vez mais. O mais engraçado é que muitas vezes ouvindo o disco fazia um exercício lúdico substituindo a voz de Ozzy pela de Rob Zombie e fazia sentido para mim. Ao final da audição, senti saudades do Diary of a Madman e do Blizzard of Ozz.
Digo que escrever um review assim de um ídolo meu é difícil. Às vezes penso que estou pegando muito pesado, mas logo lembro que se trata de uma lenda que tem uma reputação gigantesca a zelar. É aquela velha história, quanto maior a responsabilidade maior o tamanho do fardo que o indivíduo tem de carregar. Sei que as coisas mudam, que não temos mais Randy Rhoads e que Ozzy chama mais atenção de novos fãs com um som mais moderno como em Scream, mas falta de interesse em fazer um trabalho razoável é algo que não posso esperar de um ídolo meu.
Hail to Heavy Crew,
Stein
Nenhum comentário:
Postar um comentário