domingo, 12 de dezembro de 2010

Top 10 Vocalistas Sortudos



Depois de um longo inverno estou voltando as postagens com uma lista entre as favoritas das discussões de boteco: vocalistas sortudos pela oportunidade de tocarem com grandes guitarristas. Tá bom... Esse tópico não é tão trivial assim mas de qualquer forma é interessante e gera boa discussão.
Esse é um assunto que acaba sempre naquela velha discussão de valores de músicos e das bandas ideais, mas 90% das discussões acabam nisso mesmo então está valendo. 
Para fazer uma classificação desse tipo entendo que temos que estabelecer um método. Devido a isso decidi separar os avaliados em dois grupos: os que merecem e os que não merecem a qualidade de grandes guitarristas. O ranking será medido pela quantidade de guitarristas importantes que o vocalista teve trabalho. Bom vamos lá:


10 - Blaze Bailey - Categoria Não merece
Guitarristas: Iron Crew
Apesar de não considerar o Iron uma banda de exímios guitarristas, o Blaze teve muita sorte por ter caído nas graças de Sir Steve Harris. Vocalista de qualidade duvidosa, tem feito uma porrada de shows no país porém sem expressão.



9 - Tony Martin - Categoria Não merece
Guitarristas: Iommi
Esse eu acho que cai na mesma situação do Blaze Bailey, porém por ter cantado no Black Sabbath ( featuring Tony Iommi... lembram da mala que o Iommi metia nos CDs? ) vou classificá-lo melhor. Headless Cross foi a única que valeu nessa fase.


8 - Tim "Ripper" Owens - Categoria Merece
Guitarristas: Judas Crew e Malmsteen
Ripper Owens motivou até filme sobre a sua biografia. Esse é um cara que podemos classificar como cagado ( categoria acima de sortudo ). O cara era fã do Judas e foi escalado pra substituir nada mais nada menos que Rob Halford e, hoje empresta sua voz pro Malmsteen em final de carreira. Nunca vi um show com o cara mas deve ser um bom frontman, a julgar pelos ao vivo do Judas.


7 - Glenn Hughes - Categoria Merece
Guitarristas: Blackmore e Tommy Bolin
Sensacional vocalista fez parte de uma fase muito boa do Purple. Ótimo baixista e vocalista de voz poderosa, deu potência a composições como as inesquecíveis Burn e Stormbringer. Gerou um baita ciúme em Coverdale até que o mesmo pediu a conta.


6 - John Lynn Turner - Categoria Merece
Guitarristas: Malmsteen e Blackmore
Um dos meus favoritos. Empregou a magnífica voz em clássicos como: Street of Dreams, Rising Force e The Cut Runs Deep. Simplesmente tem em seu currículo Rainbow, Malmsteen e Purple. Acho que o currículo fala tudo.


5 - Jeff Scott Soto - Categoria Merece
Guitarristas: Malmsteen e Vai
Sou fã do Soto e o seu Talisman. É um vocalista com um timbre característico de Hard Rock, com voz limpa, melódica e poderosa. I'll be waiting e Never Die mostram porque o cara merece bons guitarristas ao seu lado.


4 - Ozzy Osbourne - Categoria Merece ( com ressalvas )
Guitarristas: Iommi e Rhoads
Inegável que Ozzy é mito. A voz insana e malignamente inconfundível do Madman criou tudo o que se pode falar em Heavy Metal. A ressalva vai por conta da qualidade do vocal de Ozzy em muitos momentos de sua carreira. Porém sem Ozzy esse blog não existiria.


3 - Ronnie James Dio - Categoria Merece ( e muito! )
Guitarristas: Blackmore e Iommi
O maior vocalista de Heavy Metal de todos os tempos. Digo sempre que não haverá outro igual. Stargazer, TV Crimes, Man on the Silver Mountain, Heaven and Hell... Posso passar a tarde inteira citando grandes músicas com a voz do Dio. Não dá pra acreditar que o homem se foi.


2 - Ian Gillan - Categoria Merece
Guitarristas: Blackmore, Iommi e Morse
Nesse caso o merecimento se inverte. Tocar com Gillan é aquele momento que o guitarrista olha pro palco e diz pra si mesmo: "Venci na vida". Teve ainda uma interessante carreira solo. Destaque para Gutter Reaction que é a minha favorita dessa fase.


1 - David Coverdale - Categoria Merece ( pelo passado )
Guitarristas: Blackmore, Vai, Jimmy Paige, John Sykes
Nosso campeão na lista, Coverdale é o vocalista que ainda persiste no estigma de sex symbol das menininhas apesar dos 78 anos ( não sei ao certo mas deve estar próximo ). O cara teve sua fase áurea até os primórdios do Whitesnake, mas a insistência em cirurgias pra prolongar a carreira mostra que já é hora de parar. Participou de ótimas composições do gênero e é inegável que é uma das vozes do Rock.


É isso. Espero voltar logo com o review do show do Big Four em Sophia. Adianto que é sensacional!


Hail To Heavy Crew,
Stein

Nenhum comentário:

Postar um comentário